quinta-feira, 12 de maio de 2011

Linguagem Pascal

PASCAL foi desenvolvida em 1968 por Niklaus Wirth na Suíça e é destinada principalmente à programação científica, mas sua grande evolução permitiu que nos dias de hoje ela seja utilizada para qualquer fim.


1. Tipos de Dados

1.1. Numérico


Os dados numéricos dividem-se em dois grupos: inteiros e reais.
Os números inteiros podem ser positivos ou negativos e NÃO possuem parte decimal. Este tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa 2 bytes.

Ex.:
- 23
98
0
1350
-357
237
-2


Os números reais podem ser positivos ou negativos e possuem parte decimal. Esse tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa 6 bytes.

Ex.:
23.45
346.89
-34.88
0.0
-247.0


1.2. Lógico

São chamados dados booleanos e são representados pelas palavras TRUE e FALSE, isto é, verdadeiro e falso. Esse tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa 1 byte, pois possui apenas duas possibilidades de representação.


1.3. Literal ou Caractere

São dados formados por um único caractere ou por uma cadeira de caracteres. Esses caracteres podem ser as letras maiúsculas, as letras minúsculas, os números e os caracteres especiais (&, #, @, ?, +). Esse tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa 1 byte para cada caractere. Exemplos:

Ex.:
'aluno'
'1234'
'0.34'
'1+2'


2. Variáveis

Quando fazemos um programa, este normalmente recebe dados, os quais precisam ser armazenados no computador para que possam ser utilizados no processamento; esse armazenamento é feito na memória.
Todos os computadores com suas respectivas memórias trabalham com sistema numérico binário, isto é, qualquer dado que entra no computador para ser armazenado é convertido para binário, isto é, transformado em 0 e 1, e esses dados binários serão armazenados nos bytes (8 bits) da memória, e cada byte é conhecido como endereço.
Todos os caracteres existentes possuem um caractere numérico correspondente na tabela ASCII, e esse numérico é transformado em binário pelo método da divisão para então ser armazenado na memória.
Exemplo de transformação em binário:

A = 65

Todo computador possui uma tabela de alocação que contém o nome da variável, o tipo da variável (para saber quantos bytes ocupará) e o seu endereço inicial de armazenamento. Portanto, quando queremos buscar algum dado na memória, basta sabermos o nome da variável para o computador buscá-lo automaticamente através da tabela de alocação.


3. Formação de Identificadores

Os identificadores são os nomes das variáveis, dos programas, das constantes, das rotinas e unidades.

As regras básicas para a formação dos identificadores são:
- Podem ter qualquer tamanho. Entretanto, apenas os 63 primeiros caracteres são utilizados pelo compilador;
- Os caracteres que você pode utilizar na formação dos identificadores são: os números, as letras maiúsculas, as letras minúsculas e o caractere sublinhado (_);
- O compilador não faz diferença entre letras maiúsculas e minúsculas; portanto, o identificador NUM é exatamente igual ao identificador num;
- O primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou o caractere sublinhado;
- Não são permitidos espaços em branco e caracteres especiais (@,$,+,-,%,!);
- Não podemos usar as palavras reservadas nos identificadores.



REFERÊNCIAS:


ASCENCIO, Ana Fernandes Gomes Ascencio. Lógica de Programação com Pascal. São Paulo: Ed. Person Education do Brasil. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário